5 Dicas para vender com segurança a prazo

Vender a prazo já não é mais um diferencial para as empresas, sejam elas físicas ou digitais. Isso porque esse método de pagamento já se tornou o preferido entre os brasileiros, como mostra uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pelo Portal Meu Bolso Feliz, onde eles identificaram que 79%, das pessoas ouvidas, costumam utilizar esse método de pagamento.

Contudo, mesmo as vendas a prazo ajudando a conquistar novos consumidores ou mesmo contribuindo com a fidelização dos mais antigos, é necessário que a gestão fique focada em acompanhar o processo para saber se as vendas parceladas estão acontecendo de maneira segura e benéfica para o negócio.

Esse é um ponto importante sobre o assunto, pois, muitas vezes, as empresas acabam concedendo crédito de maneira “errada” aos consumidores. Por isso, ao optar por essa estratégia de venda, uma organização deve tomar todos os cuidados para não enfrentar grandes desafios mais para frente.

Logo, para ajudar o seu negócio a utilizar essa ferramenta de modo saudável e seguro, reunimos 5 dicas que você não pode deixar de usar na sua empresa. Confira!


Dicas para vender a prazo de maneira eficiente e segura


Sabemos que, atualmente, vender a prazo é essencial para que um negócio aumente os seus números e vendas. Essa modalidade de pagamento faz com que os clientes queiram levar mais produtos, ou mesmo utilizar mais serviços, parcelando os valores como ele achar melhor para o seu bolso.

Mas, como nem tudo funciona perfeitamente, existem aqueles consumidores que acabam gastando mais do que podem e se tornam inadimplentes, o que pode gerar graves problemas financeiros na sua empresa.

Então a sua empresa precisa saber que ela não deve conceder crédito para todos os clientes que solicitarem. É necessário realizar uma análise de crédito rigorosa e ter uma política interna bem estabelecida para saber quais clientes terão crédito concedido pelo seu negócio.

Para deixar esse processo um pouco mais fácil, vamos as dicas que vão ajudar o seu negócio a vender a prazo sem correr riscos desnecessários.


#1 Sempre verifique o histórico dos seus consumidores


Parece óbvio, mas, acredite, não é!

Para que a sua empresa possa vender a prazo com segurança é preciso analisar o histórico dos consumidores. Somente através do seu padrão comportamental será possível saber quais serão as ações dele futuramente.

Sendo assim, antes de conceder crédito, é necessário realizar essa etapa do processo e ainda anotar as lições aprendidas. Elas ajudarão a proteger o fluxo de caixa, reduzir riscos e ainda contribuir com decisões.

Tudo o que você precisa saber sobre negativação
banner de consulta horaizontal


#2 Quanto mais informações, melhor


Se a sua empresa ainda não faz, é melhor começar agora: realize cadastros completos de seus clientes.

Dentre as dificuldades mais comuns entre as empresas está a dificuldade de alimentar esses dados e a certificação de que eles estejam sempre atualizados.

Mas você pode estar se perguntando no que isso impacta o seu negócio e, prontamente já respondemos. Caso a sua empresa tenha vendido algo a prazo para um cliente e não pagou por isso, você acionaria o setor de cobrança, certo? Sem as informações corretas, como você vai cobrar esse cliente? Até conseguir as informações atuais e iniciar a negociação, a sua empresa vai perder dinheiro.

Dessa forma, quanto mais informações forem preenchidas, e atualizadas, melhor.


#3 Vender a prazo requerer treinamento do seu time


Antes de você achar que a recomendação é de ensinar sua equipe a parcelar compras, já informamos que essa dica é sobre treinar as pessoas responsáveis pela análise de crédito.

Todo gestor que deseja reduzir os índices de inadimplentes deve recorrer as ações de restrições ao crédito. Porém, para que todo o fluxo seja feito corretamente, o time responsável pela análise precisa estar alinhado, informado e preparado.

Essas pessoas precisam saber operar as ferramentas disponíveis e aprender a analisar os dados que serão informados, como o score de crédito, informações do cadastro positivo, e, com isso, avaliar se o risco é considerável ou não para a empresa. Ou seja, esse time precisa tornar o processo de análise de crédito o mais preciso e seguro para beneficiar o negócio.


#4 Conte com a tecnologia ao seu favor


Uma boa análise de crédito pode levar um tempo bem considerável, mas, com a ajuda da tecnologia, ela pode se tornar mais rápida e completa, além de mais segura e assertiva. E, por isso, a sua empresa precisa contar com a tecnologia sempre que for possível, já que ela elimina erros, agiliza processos e você tem um ganho na produtividade.

Hoje, existem muitas soluções que automatizam os procedimentos, realizam pesquisa de dados, ajudam a analisar pendências em um CPF ou CNPJ. A CDL São Paulo conta com soluções voltadas para análise de crédito de pessoas físicas, pessoas jurídicas, validação de identidade, confirmação cadastral e muito mais.

Para saber como você pode fazer isso na sua empresa, acesse o site da CDL São Paulo para conhecer mais essas soluções ou preencha o formulário para falar com um consultor.


#5 Estabeleça, e personalize, uma régua de cobrança


Essa dica é uma das mais importantes quando falamos de vendas a prazo. Isso porque a régua de cobrança é uma técnica utilizada para evitar a inadimplência na sua empresa. Com ela, você consegue estruturar uma linha do tempo com possibilidades de contatos com seus consumidores.

Nesse fluxo, você estabelece as datas e conteúdo em formato de lembretes, que podem ser enviados por e-mail, sms ou mesmo whatsapp business (com a permissão dos clientes), para evitar o esquecimento das parcelas e o atraso do pagamento.

E o mais interessante é que você pode personalizar a sua régua de cobrança, deixando ela ainda mais atraente e humanizada. Isso vai ajudar a manter um bom relacionamento com seus clientes e, assim, obter bons resultados para o negócio.

O que você achou das nossas dicas para vender a prazo com segurança? Utilizando as ferramentas certas e as técnicas que melhores se aplicam a sua empresa, você consegue reduzir o risco de perdas financeiras e ainda aumentar os resultados. Então aproveite ao máximo essas 5 dicas!

banner horizontal solucao em credito

Deixe um comentário